Áreas de Atuação

Dor

É classificada como uma experiência sensorial e subjetiva que ocorre em diferentes níveis de intensidade. É um sintoma que funciona como forma de alerta do corpo para informar que algo não vai bem.

Patologias

Áreas de Atuação dentro de Dor

  • Neuralgia do trigêmeo

    Uma dor facial forte localizada no território do nervo Trigêmeo (5º nervo craniano). Ele inerva a sensibilidade da face, além de controlar os músculos da mastigação.


    O principal sintoma é a dor aguda e intensa, semelhante a um choque em áreas da face como bochechas, perto do nariz, testa  ou queixo.


    O tratamento pode ser feito por meio de anticonvulsivantes, outros tipos de medicamentos ou por meio de procedimento cirúrgico.

  • Infiltrações para tratamento de dor

    A infiltração é uma técnica utilizada para a redução da dor na qual um medicamento é injetado em algum espaço dentro da articulação, dos músculos, nos nervos ou nos tendões.


    Costuma ser recomendado quando o tratamento conservador para as seguintes patologias não dá resultado:

    • Tendinite;
    • Bursite;
    • Artrose;
    • Hérnia de disco;
    • Dor lombar;
    • Dor miofascial e outras.

    Antes de iniciar o processo, o especialista aplica uma anestesia local e pode ser necessário o uso de equipamentos de imagem como ultrassom ou Raio-X para aplicações em locais de difícil acesso.


    Após a aplicação, é recomendado o repouso por algumas horas. O efeito pode durar de 90 dias  a 1 ano a depender de algumas variáveis como localização, cuidados após o procedimento e medicação usada.

  • Dor oncológica

    O tratamento do câncer pode causar algumas dores nos pacientes de grau moderado a grave. 


    Essas dores podem ser dividida em dois tipos:

    • Dor nociceptiva: uma dor aguda e latejante causada por danos aos tecidos corporais;
    • Dor neuropática: lesão de algum nervo. Há uma sensação de peso na área, queimação e dormência.

    Para o tratamento, podem ser utilizados medicamentos como analgésicos, anticonvulsivantes e opióides. Em alguns casos de difícil controle da dor, os pacientes necessitam de doses altas de remédios, o que pode levar a efeitos colaterais, como no caso dos opióides.


    A bomba de infusão de fármacos (sistema de liberação do medicamento intratecal) é um tipo de tratamento que envia o medicamento para dor – através de um cateter – diretamente ao líquido ao redor da medula espinhal, com intuito de promover o alívio da dor, e reduzir os efeitos sistêmicos de medicamentos - como os opióides.


    Há também outros dois tipos de tratamento: a neuroablação e os bloqueios neurolíticos.

  • Síndrome do túnel do carpo

    A Síndrome do Túnel do Carpo é a consequência de uma compressão do nervo mediano no punho (na região anatômica conhecida como túnel do carpo) de causa ainda desconhecida na maioria dos casos.


    s dedos e a área próxima ao polegar podem ficar mais doloridos, tendo a possibilidade de haver uma sensação de dormência, formigamento e queimação. O cuidado pode ser feito com o uso de medicamentos — analgésicos, por exemplo —, fisioterapia, injeção de corticosteroide e, às vezes, por cirurgia.

Agende uma Consulta

Perguntas Frequentes sobre Dor

  • Recebi o diagnóstico de Neuralgia do trigêmeo, devo realizar algum procedimento?

    O tratamento inicial da neuralgia do trigêmeo é feito com medicamentos, principalmente alguns tipos de anticonvulsivantes. Indicamos realizar algum procedimento quando, mesmo com diversas medicações, não foi possível obter o controle satisfatório das crises de dor, bem como quando o paciente apresenta muitos efeitos colaterais devido ao uso dos medicamentos. Explicando brevemente, os principais métodos são: cirurgia na região posterior da cabeça - atrás da orelha - de forma a evitar o contato de uma artéria que, frequentemente, está ao lado do nervo trigêmeo - o que chamamos de "descompressão neurovascular do trigêmeo" - ou procedimentos através da punção no nervo, seguido de técnicas para realizar uma lesão nesse (radiofrequência, compressão por balão). As principais intervenções são eficazes para tratar a dor e sua escolha deve levar em conta a idade e a comorbidade dos pacientes, a localização na face da dor ou se a neuralgia ocorre de forma bilateral, dentre outros fatores.

Agende uma Consulta

Fale Comigo

Ficou com dúvidas a respeito desta patologia? Entre em contato comigo e vamos conversar!

Sobre o

Dr. Matheus Yamaki


Neurocirurgia e Coluna

CRM-SP: 176.023 | RQE: 94.955


O Dr. Matheus é graduado em Medicina pela USP e fez residência médica em Neurocirurgia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). 


Atualmente é médico Preceptor do programa de residência médica de Neurocirurgia no Hospital das Clínicas da FMUSP e atua nas atividades do grupo de Coluna e Hipófise do HCFMUSP.

Saiba mais
Share by: