Uma dor facial forte localizada no território do nervo Trigêmeo (5º nervo craniano). Ele inerva a sensibilidade da face, além de controlar os músculos da mastigação.
O principal sintoma é a dor aguda e intensa, semelhante a um choque em áreas da face como bochechas, perto do nariz, testa ou queixo.
O tratamento pode ser feito por meio de anticonvulsivantes, outros tipos de medicamentos ou por meio de procedimento cirúrgico.
A infiltração é uma técnica utilizada para a redução da dor na qual um medicamento é injetado em algum espaço dentro da articulação, dos músculos, nos nervos ou nos tendões.
Costuma ser recomendado quando o tratamento conservador para as seguintes patologias não dá resultado:
Antes de iniciar o processo, o especialista aplica uma anestesia local e pode ser necessário o uso de equipamentos de imagem como ultrassom ou Raio-X para aplicações em locais de difícil acesso.
Após a aplicação, é recomendado o repouso por algumas horas. O efeito pode durar de 90 dias a 1 ano a depender de algumas variáveis como localização, cuidados após o procedimento e medicação usada.
O tratamento do câncer pode causar algumas dores nos pacientes de grau moderado a grave.
Essas dores podem ser dividida em dois tipos:
Para o tratamento, podem ser utilizados medicamentos como analgésicos, anticonvulsivantes e opióides. Em alguns casos de difícil controle da dor, os pacientes necessitam de doses altas de remédios, o que pode levar a efeitos colaterais, como no caso dos opióides.
A bomba de infusão de fármacos (sistema de liberação do medicamento intratecal) é um tipo de tratamento que envia o medicamento para dor – através de um cateter – diretamente ao líquido ao redor da medula espinhal, com intuito de promover o alívio da dor, e reduzir os efeitos sistêmicos de medicamentos - como os opióides.
Há também outros dois tipos de tratamento: a neuroablação e os bloqueios neurolíticos.
A Síndrome do Túnel do Carpo é a consequência de uma compressão do nervo mediano no punho (na região anatômica conhecida como túnel do carpo) de causa ainda desconhecida na maioria dos casos.
s dedos e a área próxima ao polegar podem ficar mais doloridos, tendo a possibilidade de haver uma sensação de dormência, formigamento e queimação. O cuidado pode ser feito com o uso de medicamentos — analgésicos, por exemplo —, fisioterapia, injeção de corticosteroide e, às vezes, por cirurgia.
O tratamento inicial da neuralgia do trigêmeo é feito com medicamentos, principalmente alguns tipos de anticonvulsivantes. Indicamos realizar algum procedimento quando, mesmo com diversas medicações, não foi possível obter o controle satisfatório das crises de dor, bem como quando o paciente apresenta muitos efeitos colaterais devido ao uso dos medicamentos. Explicando brevemente, os principais métodos são: cirurgia na região posterior da cabeça - atrás da orelha - de forma a evitar o contato de uma artéria que, frequentemente, está ao lado do nervo trigêmeo - o que chamamos de "descompressão neurovascular do trigêmeo" - ou procedimentos através da punção no nervo, seguido de técnicas para realizar uma lesão nesse (radiofrequência, compressão por balão). As principais intervenções são eficazes para tratar a dor e sua escolha deve levar em conta a idade e a comorbidade dos pacientes, a localização na face da dor ou se a neuralgia ocorre de forma bilateral, dentre outros fatores.
Ficou com dúvidas a respeito desta patologia? Entre em contato comigo e vamos conversar!
O Dr. Matheus é graduado em Medicina pela USP e fez residência médica em Neurocirurgia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Atualmente é médico Preceptor do programa de residência médica de Neurocirurgia no Hospital das Clínicas da FMUSP e atua nas atividades do grupo de Coluna e Hipófise do HCFMUSP.
Obrigado pela mensagem!
Entraremos em contato em breve.
Ops, parece que houve um erro.
Tente novamente mais tarde!
Clínicas Odo
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4540
Jd. Paulista, São Paulo - SP
WhatsApp: (11) 98577-8358
Responsável Técnico: Matheus Louzada Yamaki • CRM-SP: 176023
Desenvolvido por Future Marketing Médico.