Ser diagnosticado com aneurisma cerebral gera dúvidas e receios. Os cenários que se projetam envolvem cirurgias e tratamentos complexos e o medo em relação à existência de uma cura. A principal dúvida é: afinal, o que é aneurisma cerebral?
Aneurisma é uma doença silenciosa e perigosa, mas tem cura e o tratamento mais indicado para cada caso será decidido pelo seu médico. Continue a leitura desse artigo que vamos explicar o que é essa condição e quais são suas causas.
O aneurisma cerebral é uma dilatação que ocorre nas paredes das artérias do cérebro que estão enfraquecidas. Ele é como uma bexiga que vai inflando lentamente, a partir da pressão que o sangue faz na artéria fragilizada.
Ocasionalmente, pode haver ruptura da artéria originando uma hemorragia cerebral - que atribuímos o nome de "hemorragia subaracnóidea". E em outros casos o aneurisma pode comprimir outras áreas do cérebro ou nervos cranianos.
A incidência de maiores casos registrada é em mulheres e pessoas entre 5 e 60 anos. Existem dados apontando que cerca de 2% a 5% da população podem ter a condição sem saber e podem ficar a vida toda sem ter nenhum sintoma.
Apresentar sintomas ou ser assintomático vai depender do tamanho do aneurisma e de sua localização. Há casos em que a pessoa passa a vida toda com o aneurisma e não possui nenhum sintoma. E também têm os casos em que ele evolui e causa sintomas de acordo com a área do cérebro que foi afetada.
Apesar do que os pacientes imaginam, os aneurismas cerebrais quando ainda não romperam (chama-se aneurisma cerebral não-roto), não levam o paciente a ter cefaleia (dor de cabeça), e em geral são diagnosticados em exames de imagem que o paciente realizou por outros sintomas não relacionados a ele.
Existem, como descrito acima, casos em que um aneurisma pode levar o paciente a apresentar sintomas mesmo sem romper (devido a sua localização), quando por exemplo ele comprime nervos relacionados à visão (que leva a perda visual) ou nervos relacionados a mobilização dos olhos (o que faria com que o paciente apresentasse visão dupla).
Quando o aneurisma cerebral rompe, ele leva o paciente à uma condição muito grave e emergencial, e seus sintomas nesta situação devem ser de conhecimento geral para a população
Os principais sintomas do aneurisma cerebral roto são:
Como já mencionado, o aneurisma surge a partir do enfraquecimento da parede arterial. A pessoa também pode nascer com predisposição a essa condição, mas são raros os casos como esse.
Existem alguns fatores de risco para aneurisma, são eles:
Após o diagnóstico de aneurisma, o médico vai avaliar sua condição e indicar o melhor tratamento. Serão levadas em contas questões que envolvem as condições do paciente e as características do aneurisma. A indicação cirúrgica pode ser de duas maneiras e ambas são invasivas.
Na primeira é inserido um clipe por meio de uma abertura pequena no crânio. Ele tem por objetivo evitar que o aneurisma rompa e continue enchendo de sangue. O segundo método cirúrgico é uma técnica endovascular.
É introduzido um cateter na artéria, ele possui fios de metal que são flexíveis e que levam à ”trombose" do interior do aneurisma, o que impossibilita então o acúmulo de sangue no seu interior.
Aneurisma cerebral uma vez que se rompe é uma doença grave, mas que tem tratamento. Uma vez identificado um aneurisma antes do seu rompimento, e se for considerado de "risco" para romper, deve ser tratado. Fazer consultas de rotina e buscar apoio médico é indispensável para cuidar da sua saúde.
O doutor Matheus Yamaki atua com patologias da coluna, cerebrais e tratamento da dor. Entre em contato para tirar mais dúvidas ou agendar uma consulta. Clique aqui.
Pensando em manter você atualizado sobre os cuidados com a sua saúde, criamos esse canal educativo.
Acompanhe nossas postagens através do site.
Obrigado pela mensagem!
Entraremos em contato em breve.
Ops, parece que houve um erro.
Tente novamente mais tarde!
Clínicas Odo
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4540
Jd. Paulista, São Paulo - SP
WhatsApp: (11) 98577-8358
Responsável Técnico: Matheus Louzada Yamaki • CRM-SP: 176023
Desenvolvido por Future Marketing Médico.