Afinal, existe tratamento para mielopatia cervical?
Quando o paciente recebe o diagnóstico com essa condição, é muito comum que se assuste e também cause preocupação para os familiares. Afinal, ainda existe muito desconhecimento ao redor dessa doença.
No entanto, ao conhecer algumas particularidades desse quadro, como os tratamentos disponíveis e os tipos, a tendência é que a pessoa se tranquilize.
Considerando esse contexto, separamos neste artigo todas as informações que você precisa saber sobre essa patologia.
Siga a leitura e saiba mais!
A mielopatia cervical é uma condição que se desenvolve em decorrência da compressão da medula espinhal. Esse processo ocorre como uma consequência natural das alterações degenerativas sofridas pela coluna ao decorrer dos anos.
Por esse motivo, estamos falando de uma doença que atinge pacientes com mais de 50 anos, sendo uma patologia bastante comum em idosos.
Também conhecida como mielopatia espondilótica cervical, a condição pode ser irreversível caso não seja diagnosticada e tratada de maneira precoce.
Os sintomas mais comuns, que na maioridade dos casos se desenvolvem de forma progressiva, são:
Agora que já entendemos sobre a doença e como ela se desenvolve, podemos avançar e explorar os diferentes tipos de tratamento para mielopatia cervical. Siga a leitura para tirar suas dúvidas sobre!
O primeiro tipo de solução indicada quando um paciente recebe o diagnóstico de mielopatia cervical em grau leve, pode ser o conservador. Em poucas palavras, esse método é um conjunto de técnicas clínicas e funcionais para casos mais simples, sem comprometimento significativo das funções neurológicas.
Confira abaixo alguns tipos:
Esse método tem como principal objetivo
ajudar a minimizar os sintomas da patologia, tudo isso através de técnicas que reestruturam mecânicas nas correções posturais e realizam a descompressão do local atingido, além de reabilitar o paciente a melhorar o seu caminhar, e sua força.
Outro tipo de resposta para essa condição é a administração de medicamentos para controlar o quadro de dor, quando presente, para reduzir o desconforto local.
Em casos de mielopatia cervical de grau moderado e gravea intervenção cirúrgica deve ser realizada. O intuito é principalmente interromper o processo de doença, e impedir que a progressão do desgaste da coluna continue lesionando a medula espinhal cervical.
O objetivo principal da cirurgia é realizar a DESCOMPRESSÃO DA MEDULA espinhal. Para a realização desta cirurgia, o especialista irá avaliar o paciente e os sintomas apresentados, bem como estudar os exames de imagem, e definir se a cirurgia será realizada pela via anterior ou posterior, e se haverá a necessidade ou não de artrodese (fusão dos corpos vertebrais)
A pergunta que nos resta é: afinal, a mielopatia tem cura? Bem, como citamos anteriormente, essa é uma doença com características crônicas e progressivas. Apesar de alguns pacientes contarem com sintomas mais brandos e estáveis, grande parte dos atingidos sofre um agravamento gradativo do quadro.
No entanto, em cenários em que o médico identifica a mielopatia cervical a tempo, as chances de estabilização aumentam consideravelmente. Em muitos contextos, o tratamento precoce pode inclusive reverter o caso.
Por esse motivo, ficar atento aos sintomas é fundamental para que a resposta da fisioterapia e dos medicamentos tenha eficiência.
Como vimos ao decorrer do artigo, existem diversos tratamentos para mielopatia cervical que podem auxiliar na resolução do quadro. No entanto, somente um especialista poderá indicar o método mais indicado para o seu caso específico.
Ressaltamos aqui que toda indicação para essa patologia deve ser feita de maneira individualizada. Afinal, cada pessoa apresenta particularidades próprias que devem ser levadas em consideração. Por esse motivo, contar com profissional da área é um grande diferencial para que o processo de tratamento seja o melhor possível.
Somente um médico saberá qual o melhor método a ser adotado. E no cenário da cirurgia se mostrar necessária, conte com o Dr. Matheus Yamaki.
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP, o Dr. Matheus Yamaki busca atender seus pacientes de
forma humanizada, promovendo todos os recursos para o melhor tratamento possível.
Clique aqui e agende sua consulta.
Obrigado pela mensagem!
Entraremos em contato em breve.
Ops, parece que houve um erro.
Tente novamente mais tarde!
Clínicas Odo
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4540
Jd. Paulista, São Paulo - SP
WhatsApp: (11) 98577-8358
Responsável Técnico: Matheus Louzada Yamaki • CRM-SP: 176023
Desenvolvido por Future Marketing Médico.