Infiltração na coluna é uma técnica minimamente invasiva indicada para diversas condições que afetam a estrutura musculoesquelética e neurológica da coluna, especialmente para alívio da dor e inflamação. As condições tratáveis incluem hérnias de disco, artroses, cistos facetários, dores crônicas, entre outras, sendo um método seguro e eficaz que pode proporcionar alívio rápido da dor.
Mas você sabia que existem
diferentes tipos de infiltração na coluna? Neste artigo, exploraremos os diferentes tipos deste procedimento e suas indicações. Continue com a leitura.
A infiltração na coluna, também conhecida como bloqueio epidural, é um procedimento que consiste em uma mistura de medicamentos, incluindo anestésicos, analgésicos, corticóides e soro fisiológico, que são injetados em pontos específicos da coluna.
O objetivo é
reduzir a inflamação e aliviar os incômodos
causados por condições como
hérnia de disco, estenose espinhal, dor ciática e outros problemas na região.
Essa técnica é realizada sob orientação médica,
podendo ser uma alternativa eficaz para quem não responde adequadamente a outros tratamentos conservadores.
Como citamos no início do artigo, existem diferentes tipos de infiltração na coluna, cada um com suas características e indicações, sendo que algumas técnicas de infiltração podem ser utilizadas em diferentes partes da coluna, dependendo da condição que está sendo tratada.
Alguns dos mais comuns incluem:
Utilizada para amenizar as dores na faceta articular que liga os ossos da coluna, especialmente quando o paciente sente dores persistentes na região lombar. Pode tratar problemas como artrose facetária, artrite facetária, e alívio dos sintomas em alguns casos de estenose de canal e escoliose degenerativa. Rizotomia facetária, uma forma de infiltração facetária, envolve a aplicação de calor ou energia para interromper temporariamente os sinais de dor provenientes das articulações, sendo recomendada para casos em que a dor facetária é crônica e não responde a outros procedimentos mais conservadores.
O especialista realiza o procedimento na região do forâmen, uma espécie de canal de passagem do nervo espinhal, responsável por conduzir estímulos neurológicos para os respectivos membros do corpo. Este procedimento é especialmente indicado para tratar condições que afetam esses nervos e causam dor ou desconforto. Algumas das condições para as quais o bloqueio foraminal pode ser indicado incluem hérnia de disco, estenose espinhal e osteofitose (bico de papagaio).
Essas técnicas envolvem a injeção de medicamentos na região lombar e cervical respectivamente. O bloqueio epidural lombar é frequentemente usado para tratar desconfortos na região e a dor ciática, que se estende pela perna devido à compressão do nervo. O bloqueio epidural cervical é usado para tratar a dor no pescoço, nos braços e nas mãos causada por condições como hérnia de disco cervical ou estenose espinhal.
Nas situações de sacroileíte, inflamação em uma ou ambas as articulações sacroilíacas — local de conexão entre a coluna vertebral e a bacia — o especialista pode fazer o procedimento para o rápido alívio dos sintomas do paciente.
A infiltração epidural envolve a injeção de medicamentos no espaço epidural. Este procedimento é frequentemente utilizado quando a dor e a inflamação se irradiam ao longo do trajeto de um nervo devido a condições como hérnia de disco, ciática, estenose espinhal, ou lesões na coluna vertebral. Devido ao seu amplo alcance de cobertura, há locais na coluna em que é possível realizar a infiltração epidural de forma semelhante a anestesia peridural, e que pode ser eficaz para aliviar a dor que se irradia para várias áreas do corpo.
A escolha do tipo adequado de infiltração na coluna depende de vários fatores. Dentre eles, destacamos:
Considerando esse contexto, é fundamental buscar a orientação de um médico qualificado em cirurgia da coluna para avaliar o seu caso.
Durante a consulta, o profissional realizará uma avaliação completa. Assim, ele irá levar em conta seu histórico clínico, exames de imagem e outros fatores relevantes.
Com base nisso, o médico poderá recomendar
o tipo de infiltração na coluna mais adequada para tratar a sua condição.
Nesse artigo, falamos sobre um procedimento eficaz para o tratamento de diversos problemas relacionados à coluna. No entanto, a escolha do tipo de infiltração adequado requer uma avaliação individualizada feita por um médico especialista.
É fundamental buscar a orientação de um profissional capacitado. O Dr. Matheus Yamaki, especialista em Neurocirurgia pela USP, surge como um excelente aliado para esse momento.
Contando com
expertise no tratamento de doenças cerebrais e da coluna, o Dr. Matheus Yamaki está pronto para oferecer um atendimento humanizado e responder a todas as suas dúvidas sobre o tratamento e também a outros métodos relacionados à saúde da coluna vertebral.
Quer saber mais sobre o Dr. Matheus?
Acesse esse link
e
marque já sua consulta!
Obrigado pela mensagem!
Entraremos em contato em breve.
Ops, parece que houve um erro.
Tente novamente mais tarde!
Clínicas Odo
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4540
Jd. Paulista, São Paulo - SP
WhatsApp: (11) 98577-8358
Responsável Técnico: Matheus Louzada Yamaki • CRM-SP: 176023
Desenvolvido por Future Marketing Médico.