Hérnia de disco: qual é o melhor tratamento?

Afinal, qual é o melhor tipo de tratamento para hérnia de disco?
A hérnia de disco é uma condição que pode se desenvolver em qualquer região da coluna vertebral. Ela é caracterizada pelo deslocamento do núcleo pulposo do disco para fora de sua posição de origem, comprimindo as estruturas nervosas do local.
O paciente com essa doença sofre com fortes dores nas costas, além de passar por alterações na sensibilidade nas coxas, pernas e pés.
Segundo estudos da OMS, aproximadamente 80% das pessoas irão desenvolver sintomas de desconfortos lombares ao decorrer da vida.
E apesar de a doença não ter cura, a maior parte dos pacientes consegue lidar com as dores e voltar com a vida normal através de fisioterapia ou cirurgia propostas por um especialista.
Nesse artigo, vamos mostrar quais são esses tratamentos e como eles podem minimizar os impactos da condição no seu cotidiano.
Siga a leitura!
Tratamento para Hérnia de disco: Aprenda tudo sobre!
Quais os tratamentos para hérnia de disco?
Como citamos anteriormente, existem algumas maneiras de atenuar as dores trazidas pela hérnia de disco. Abaixo, vamos destacar os tratamentos mais utilizados para esse objetivo. Confira!
Medicamentos
Quando a hérnia de disco está em sua fase aguda, ou seja, apresentando um quadro de dor mais intenso, medicamentos podem ser administrados pelo especialista. Normalmente, os analgésicos simples, anti-inflamatórios não hormonais, corticosteróides e analgésicos opióides são os mais utilizados.
Fisioterapia
As sessões de fisioterapia mostram-se muito importantes para atenuar a dor lombar. Existem inúmeras técnicas com essa finalidade, que buscam objetivos como descompressão neural através de manobras específicas até exercícios de estabilização e fortalecimento muscular, indicados após a fase mais dolorosa da doença.
Infiltração Guiada por Imagem
Trata-se de uma injeção de anestésicos locais associada a corticosteróide, guiada por imagem sob orientação de imagens de raios-X para injetar os medicamentos no foco da dor, realizadas em centro cirúrgico.
As injeções guiadas por imagem são precisas e minimizam os riscos de complicações. O alívio da dor e a prevenção ou atraso na cirurgia são os principais benefícios.
Cirurgia
Quando o acompanhamento médico, a administração de medicamentos e a fisioterapia não mostram os resultados esperados, a intervenção cirúrgica surge como uma opção.
Esse processo tem como foco a descompressão da raiz nervosa que sofreu com a condição. O método utilizado para o processo costuma variar, dependendo da região acometida (cervical, lombar e torácica, considerada mais rara). Veja os processos cirúrgicos mais comuns:
- Microdiscectomia: Já essa cirurgia é realizada com o auxílio de uma lupa de aumento ou microscópio, com incisão de aproximadamente 3 a 4 cm. Normalmente, o método é executado por técnica tubular minimamente invasiva, e é removido o fragmento herniário que comprime as estruturas nervosas.
- Discectomia vídeo endoscópica: por fim, essa é uma cirurgia realizada com câmera de vídeo que entra por uma incisão de aproximadamente 1cm (percutânea) e visualiza as estruturas da coluna e da hérnia de disco que precisa ser retirada.
Como posso prevenir a hérnia de disco?
Em primeiro lugar, devemos destacar que modificações no seu estilo de vida são fundamentais não apenas para controlar a doença, como também para evitar com que ela surja.
Existem maneiras muito simples para você prevenir o desenvolvimento de um quadro. Veja mudanças de rotina que vão colaborar para esse objetivo.
- Evitar o tabagismo;
- Praticar exercícios físicos sob supervisão médica, visando sempre o fortalecimento da musculatura lombar;
- Começar uma dieta mais saudável para manter o peso corporal estável, evitando o desgaste da coluna com sobrecarga;
- Fugir de excesso de pesos durante o cotidiano;
- Se alongar com frequência;
- Manter uma postura adequada, sempre ereta.
Afinal, qual é o melhor tratamento para hérnia de disco?
A pergunta que resta é: afinal, qual é o melhor tratamento para hérnia de disco? E a resposta para esse questionamento é bem simples: depende do caso.
Cada condição conta com suas particularidades e especificidades, demandando um tipo específico de tratamento dependendo da gravidade e necessidade do paciente. Por esse motivo, contar com um especialista em coluna vertebral durante o processo de acompanhamento da doença é fundamental.
Nesse cenário, o Dr. Matheus Yamaki surge como uma opção ideal para o tratamento da doença.
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP, o Dr. Matheus Yamaki busca atender seus pacientes de forma
atenciosa e humanizada, promovendo todos os recursos para o melhor processo de tratamento possível.
Agende sua consulta.